domingo, 8 de junho de 2008

Como Nasce Um Paradigma...


É com muita satisfação que inauguro meu primeiro blog. Já tinha um tempo, pensava em fazer um, mas me perguntava: "Será que terei disposição de atualizá-lo regularmente? Será que meus textos despertarão interesse, provocarão reflexão?".

Depois de algum tempo acompanhando outros blogs, comecei a considerar a hipótese de criar um para mim. Mas, ontem, um amigo, Kristian Vasconcelos, me deu o empurrãozinho que estava faltando (que não precisou ser tão forte assim) e disse-me: "Por que você não faz um blog?". Foi o suficiente. Amigo do peito. Me deu essa idéia depois de ficar me ouvindo falar durante vários minutos sobre algumas mensagens que eu mando, de vez em quando, via correio eletrônico para meus contatos sobre temas que considero interessantes.

Enfim, está aqui o blog. Creio estar fazendo minha parte diante de Deus e dos homens no sentido de contribuir para que pessoas sejam levadas a questionar a realidade na qual se encontram, "para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos" (Lucas 4:18), liberdade de um engano que está aí desde antes de nascermos.

Por vezes, pessoas no mundo inteiro foram levadas a crer em mentiras, como se fossem verdades absolutas. A Alemanha nazista foi uma prova disso, onde um psicopata obstinado por poder, que nem alemão era (era austríaco), Adolf Hitler, fez quase toda a nação crer numa raça supostamente superior, a qual deveria impor seu domínio ao mundo. E milhões de vidas se perderam por causa desse paradigma patético. Pessoas adoravam o Führer como a um deus, e cometeram tamanhas atrocidades sem nunca, ao menos, terem se perguntado: "por quê?".

Poucas pessoas sabem, mas Hitler usou muito bem a máquina administrativa do Estado Alemão aliada a estratégias de marketing extremamente simples para conseguir fazer o que fez. Num próximo post, falarei com mais detalhes sobre pessoas que foram mestres em influenciar a opinião pública e as respectivas estratégias que utilizaram. Por hoje, a pequena estória abaixo nos mostra como nasce um paradigma e como o ser humano é facilmente manipulável:
"Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancadas.

Passado mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.

Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos.

A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada. Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, da surra ao novato.

Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o fato.

Um quarto e, finalmente,o último dos veteranos foi substituído.

Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse chegar às bananas.

Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: 'Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui...'.

Você não deve perder a oportunidade de passar esta história para seus amigos, para que, vez por outra, questionem-se porque estão batendo..." (Autor Desconhecido)

"É mais fácil desintegrar um átomo do que quebrar um paradigma." (Albert Einstein)

Espero que tenham gostado da leitura e que a mesma possa ter cumprido o objetivo deste blog: informar para construir uma sociedade melhor e mais justa. Que Deus nos abençoe. Aguardo você no próximo post. Até breve!

6 comentários:

Benny Franklin disse...

Ótima reflexão, Cacá!
Continue...

Quando quiser ler algo diferente
acesse:

Overmundo
http://www.overmundo.com.br/perfis/benny-franklin

Forte abraço.

Flávia disse...

Bem vindooooo!!

E estreou com o pé direito. Eu já conhecia esse texto dos macacos - ouvi pela primeira vez nas minhas aulas de filosofia do segundo grau (viu, eu sou tão antiga que no meu tempo ainda nem existia ensino médio, haha)... acho que o professor, naquele dia, nem descofiou de que estava criando um monstro: desde aquela dia passei a questionar o sentido das coisas aparentemente "imutáveis". Há coisas que devem, sim, ser como são... mas há outras que dependem basicamente de duas coisas: vontade e fé. Essas duas coisas são capazes de mudar o mundo.

Beijão!

Kal disse...

benny franklin

Obrigado por sua ilustre visita. Certamente irei continuar, pela misericórdia e graça divinas. Abraço.

flávia

Priminha, você compareceu! Você não é tão antiga assim, porque, se não me falha a memória, também sou do tempo do segundo grau... Vontade e fé... Falou e disse! "A força de uma homem não provém da capacidade física, e, sim, de uma vontade indomável." (Mahatma Gandhi) Forte abraço.

Anônimo disse...

Mano como me "ordenou "passei e dei uma olhadinha no seu blog que está super,mega show de bola.Tenho "inveja" da sua capacidade de se expressar,de escrever é hilário,parabéns!

Sua manoca Carolina que te ama demais!

Bjunda!

Fabíola dos Santos disse...

Olá, meu amor!
Estou muito feliz por seu blog, principalmente por seus conteúdos, vc é brilhante, é prazeroso e rico os assuntos explorados, parabéns!
Quanto "aos macacos", é realmente impressionante como nós seres humanos somos mentalmente preguiçosos, vivemos e acreditamos em crendices, lendas, estórias... Que se parassemos verdadeiramente para analisar os fatos nos assustariamos com nossa atual realidade, somos seres patéticos brincando de ser intelectuais; o que orgulho não faz.
Mais sucesso em seu blog, amor.
Beijos mil!!!

Kal disse...

Fabíola

Obrigado por marcar presença aqui no meu blog, Docinho, e na minha vida todos os dias. Preciso sempre ouvi-la, para moderar meu furor e aumentar meu amor. Beijos mil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...