Infelizmente o povo
adventista segue cumprindo as profecias negativas feitas por sua
própria profetisa! A condenação verbal vem de dentro e não de
artigos de outras religiões! É assim que funciona a igreja
verdadeira. Ela tem ensinadores divinamente inspirados como os
hebreus possuíam.
A seguir o canal de
vídeos mundanos do Instituto Adventista de São Paulo, que mostra o
Show de Talentos Luciferianos realizado no Auditório Arlete Afonso
em 28/10/2012. Vejam como os cantores são adorados no lugar de Deus
com gritos e aplausos profanos:
50 Conselhos de Ellen
G. White Sobre Música
compilação por: Pr.
Irineu Koch
1. O que diz EGW sobre
a perversão e o emprego correto da música?
“A música, muitas
vezes, é pervertida para servir a fins maus, e assim se torna um dos
poderes mais sedutores para a tentação. Corretamente empregada,
porém, é um dom precioso de Deus, destinado a erguer os pensamentos
a coisas altas e nobres, a inspirar e elevar a alma.” (Ed. pág.
166)
2. Mencione 5 dos
poderes que a música possui.
“Poder para: (1)
subjugar as naturezas rudes e incultas; poder para (2) suscitar
pensamentos e (3) despertar simpatia, para (4) promover a harmonia de
ação e (5) banir a tristeza e os maus pensamentos, os quais
destroem o ânimo e debilitam o esforço.” (Ed. pág. 167)
3. Que tipo de música
deve ser cantado no lar?
“Que haja cântico no
lar, de hinos que sejam suaves e puros, e haverá menos palavras de
censura e mais de animação, esperança e alegria.” (Ed., pág.
167)
4. Que relação existe
entre o canto e a oração como partes do culto?
“Como parte do culto,
o canto é um ato de adoração tanto quanto a oração” (Ed., pág.
167)
5. Em que aspecto é a
música um dos mais eficientes meios?
“O canto é um dos
meios mais eficientes para impressionar o coração com verdades
espirituais.” (R.H., 6 de Junho de 1912)
6. O que é capaz de
fazer o cântico quando glorifica a Deus?
“Vi que o cântico
que glorifica a Deus afasta, com freqüência, o inimigo e que louvar
o Senhor o derrotaria e nos daria a vitória.” (Carta 5, 1850)
7. Como Jesus usava a
música?
(1) Para livrar-Se da
tentação. (Ev. pág. 498)
(2) Para saudar a luz
matinal.
(3) Para alegrar Suas
horas de labor.
(4) Para levar alegria
celeste ao cansado e ao abatido. (CBV., pág. 52)
(5) Para expressar o
contentamento que Lhe ia no coração.
(6) Para Louvar e dar
graças a Deus.
(7) Para manter
comunhão com o Céu.
(8) Para animar os
companheiros que se queixavam da fadiga do trabalho.
(9) Para banir os anjos
maus.
“Dir-se-ia que Seu
louvor bania os anjos maus e, como incenso, enchia de fragrância o
lugar em que Se achava. O espírito dos ouvintes era afastado de seu
terreno exílio, para o lar celestial.” (DTN., pág. 73)
8. Porque que os
Israelitas repetiam o cântico junto ao mar durante suas viagens?
Para animar os corações
e acender a fé dos viajantes peregrinos.
“Assim, elevavam-se
seus pensamentos acima das provações e dificuldades do caminho;
abrandava-se, acalmava-se aquele espírito inquieto e turbulento;
implantavam-se os princípios da verdade na memória; e fortalecia-se
a fé. A ação combinada ensinava ordem e unidade, e o povo era
levado a um contato mais íntimo com Deus e com outros.” (Ed., pág.
39)
9. Analise o contraste
que há entre o antigo costume e os usos a que muitas vezes é a
música hoje dedicada?
“Fazia-se com que a
música servisse a um santo propósito, a fim de erguer os
pensamentos àquilo que é puro, nobre e edificante, e despertar na
alma devoção e gratidão para com Deus. Que contraste entre o
antigo costume, e os usos a que muitas vezes é a música hoje
dedicada! Quantos empregam esse dom para exaltar o “eu”, em vez
de usá-lo para glorificar a Deus!” (PP. 12ª ed., de 1991, pág.
637)
10. O que leva os
incautos a se unirem com os amantes do mundo?
“O amor pela música
leva os incautos a unir-se com os amantes do mundo nas reuniões de
diversões aonde Deus proibiu a seus filhos irem.” (Ibid.)
11. Para que Satanás
emprega a música?
Para distrair a mente
do dever e da contemplação das coisas eternas.
Assim aquilo que é uma
grande bênção quando devidamente usado, torna-se um dos mais bem
sucedidos fatores pelos quais Satanás distrai a mente, do dever e da
contemplação das coisas eternas.” (Ibid.)
12. Qual deve ser nosso
esforço no que diz respeito a nossos cânticos de louvor?
“… Devemos
esforçar-nos, em nossos cânticos de louvor, por nos aproximar tanto
quanto possível da harmonia dos coros celestiais (Ibid.)
13. O que ocorre quando
cantamos com o espírito e a compreensão?
“Quando seres humanos
cantam com o Espírito e a compreensão, músicos celestes apreendem
os acordes e unem-se no cântico de louvor (Testimonies, Vol. 9,
págs. 143.)
14. Com que intenção
deve-se gastar tempo no cultivo da voz?
“Aquele que nos tem
concedido todos os dons que nos capacitam a ser coobreiros com Deus,
espera que Seus servos cultivem suas vozes, a fim de que possam falar
e cantar de modo que todos compreendam. Não é necessário um
cântico ruidoso, mas entoação clara, pronúncia correta e
expressão vocal distinta. Que haja tempo para o cultivo da voz de
modo que o louvor a Deus possa ser entoado em tons claros e suaves,
não com aspereza e estridência que ofendem o ouvido.” (Ibid.)
15. Por que é difícil
disciplinar os cantores e mantê-los em forma ordeira?
“Mas às vezes é
mais difícil disciplinar os cantores e mantê-los em forma ordeira,
do que desenvolver hábitos de oração e exortação. Muitos querem
fazer as coisas à sua maneira. Não concordam com deliberações, e
são impacientes sob a liderança de alguém. No serviço de Deus se
requerem planos bem amadurecidos. O bom senso é coisa excelente no
culto do Senhor.” (EV., pág. 505)
16. O que não é
música? Quais as duas características do bom cântico?
“Pensam alguns que,
quanto mais alto cantarem, tanto mais música fazem; barulho, porém,
não é música. O bom canto é como a melodia dos pássaros –
dominado e melodioso.” ( EV., pág. 510)
17. Qual seria a
característica de solos inadequados?
“Tenho ouvido em
algumas de nossas igrejas solos que eram de todo inadequados ao culto
da casa do Senhor. As notas longamente puxadas e os sons peculiares,
comuns no canto de óperas, não agradam aos anjos.” (Ibid.)
18. Que tipo de
cânticos os anjos unem-se a nós em cantar?
“Eles (os anjos –
pois esta nota é continuação da anterior) se deleitam em ouvir os
simples cantos de louvor entoados em tom natural. Os cânticos em que
cada palavra é pronunciada claramente, em tom harmonioso, eis os que
eles se unem a nós em cantar. Eles tomam o estribilho entoado de
coração com o Espírito e o entendimento.” (EV., págs. 510 e
511)
19. Que tipo de cântico
é preferível para os serviços de adoração a Deus?
O canto congregacional.
“Nem sempre poucos devem tomar parte no serviço de canto. Tanto
quanto possível que toda a congregação se una em louvor.”
(Testimonies, vol. 9, pág. 144). “O canto não deve ser feito
apenas por uns poucos. Todos os presentes devem ser estimulados a
tomar parte no serviço de canto.” (EV., pág. 507)
20. Que critérios
devem ser usados na escolha do canto para o culto divino?
(1) Devemos nos
esforçar para aproximar-nos o mais possível da harmonia dos coros
celestiais.
(2) Usar vozes
educadas.
(3) Escolher hinos com
música apropriada para a ocasião.
(4) Melodias alegres,
mas solenes.
(5) Voz modulada,
suavizada e dominada.
“A música forma uma
parte do culto de Deus nas cortes do alto. Devemos esforçar-nos em
nossos cânticos de louvor, por aproximar-nos o mais possível da
harmonia dos coros celeste. Tenho ficado muitas vezes penalizada ao
ouvir vozes não educadas, elevadas ao máximo diapasão, guinchando
positivamente as palavras sagradas de algum hino de louvor. Quão
impróprias essas vozes agudas, estridentes, para o solene e jubiloso
culto de Deus! Desejo tapar os ouvidos, ou fugir do lugar, e
regozijo-me ao findar o penoso exercício. Os que fazem do canto uma
parte do culto divino, devem escolher hinos com música apropriada
para a ocasião, não notas de funeral, porém melodias alegres, e
todavia solenes. A voz pode e deve ser modulada, suavizada e
dominada.” (EV., págs. 507 e 508)
21. Do que Deus não se
agrada (em termos de música)?
“Vi que todos devem
cantar com o espírito e com o entendimento também. Deus não se
agrada de algaravia e desarmonia (dissonância). O correto é sempre
mais grato que o errado.” (Testimonies, Vol. 1, pág. 146 TS. Vol.
1, pág. 45)
22. Quais os resultados
quando o povo de Deus aproxima-se do canto correto, harmonioso?
Deus é glorificado, a
igreja beneficiada e os incrédulos favoravelmente impressionados.
“E quanto mais perto
o povo de Deus puder aproximar-se do canto correto, harmonioso, tanto
mais é Ele glorificado, a igreja beneficiada, e os incrédulos
favoravelmente impressionados.” (Ibid.)
23. Como eram as
músicas executadas na reunião campal de Indiana em 1900 segundo
relatado por Testemunhas oculares?
(1) Acompanhadas por
instrumentos musicais tais como: órgão, contrabaixo, rabecas,
flautas, tamborins, cornetas e um grande surdo.
(2) Muito altas a ponto
de não se poder ouvir a voz da congregação ao cantarem.
(3) São músicas
dançantes com letra sagrada.
(4) Não usavam o
hinário que os Adventistas da época usavam.
(5) Eram ritmadas.
24. Como seriam as
músicas imediatamente antes da terminação da Graça? Por que seria
assim?
Com gritos, tambores e
dança. Porque os sentidos dos seres racionais ficarão confundidos.
“As coisas que
descrevestes como tendo lugar em Indiana o Senhor revelou-me que
haviam de ter lugar imediatamente antes da terminação da graça.
Demonstrar-se-á tudo quanto é estranho. Haverá gritos com
tambores, música e dança. Os sentidos dos seres racionais ficarão
tão confundidos que não se pode confiar neles quanto a decisões
retas.” (ME. Vol. 2, pág. 36)
25. A quem haveriam de
atribuir o tipo de música que ocorria antes da terminação da
Graça?
“E isto será chamado
operação do Espírito Santo (Ibid.)
26. Por que métodos o
Espírito Santo nunca Se revela?
“O Espírito Santo
nunca se revela por tais métodos, em tal balbúrdia de ruído.”
(Ibid.)
27. Com que intenção
Satanás criaria tal tipo de música?
“Isto é uma invenção
de Satanás para encobrir seus engenhosos métodos para anular o
efeito da pura, sincera, elevadora, enobrecedora e santificante
verdade para este tempo.”(Ibid.)
28. O que seria melhor
do que usar o tipo de música usada na Campal de 1900?
“É melhor nunca ter
o culto do Senhor misturado com música do que usar instrumentos
músicos para fazer a obra que, foi-me apresentado em Janeiro último,
seria introduzida em nossas reuniões campais. A verdade para este
tempo não necessita nada dessa espécie em sua obra de converter
almas. Uma balbúrdia de barulho choca os sentidos e perverte aquilo
que, se devidamente dirigido, seria uma bênção.” (Ibid.)
29. O que Satanás fará
da música?
“Essas coisas que
aconteceram no passado hão de acorrer no futuro. Satanás fará da
música um laço pela maneira por que é dirigia.” (ME. Vol. 2.
pág. 38)
30. Como não sermos
enganados pelos ardis de Satanás?
Lendo, estudando e
dando ouvidos à Palavra de Deus e aos Testemunhos do Espírito de
Profecia.
“Deus convida Seu
povo, que tem a luz diante de si na Palavra e nos Testemunhos, a ler
e considerar, e dar ouvidos. Instruções claras e definidas tem sido
dadas a fim de todos entenderem.”(Ibid.)
31. Que tipo de música
não se ouviam nas Escolas dos Profetas?
“A arte da melodia
sagrada era diligentemente cultivada [na Escola dos Profetas]. Não
se ouviam valsas frívolas ou canções petulantes que elogiassem o
homem e desviassem de Deus a atenção; ouviam-se, porém, sagrados e
solenes salmos de louvor ao Criador, que engrandeciam Seu nome e
relatavam Suas obras maravilhosas.” (FEC.pág. 97)
32. A música que
usamos pode desagradar a Deus, mesmo em reuniões sociais?
“Tem havido em
_________ uma espécie de reuniões sociais inteiramente diversas em
seu caráter, reuniões de prazer, que tem sido um opróbrio às
nossas instituições e à igreja. Essas reuniões estimulam o
orgulho do vestuário, orgulho da aparência, a satisfação do
próprio eu, a hilaridade e frivolidade. Satanás é recebido como
hóspede de honra e toma posse dos que promovem essas reuniões.
“A visão de que um
desses grupos me foi apresentada – grupo em que se achavam reunidas
pessoas que professavam crer na verdade. Uma delas achava-se a um
instrumento de música, e cantava canções que faziam chorar os
anjos da guarda; Havia ruidosa alegria, havia riso vulgar, abundância
de entusiasmo e uma espécie de inspiração; mas a alegria era
daquela espécie que unicamente Satanás é capaz de produzir.”(CPPE.
pág. 306)
33. Que tipo de música
se adequam ao gosto dos jovens?
“Foi-me mostrado que
a juventude deve assumir um padrão elevado e fazer da Palavra de
Deus seu conselheiro e sua guia. Solenes responsabilidades repousam
sobre os jovens, às quais consideram levianamente. A apresentação
de música em seus lares em vez de conduzir à santidade e
espiritualidade tem sido um meio para afastar as mentes da verdade.
Canções frívolas e música popular do dia parecem adequadas ao seu
gosto. Os instrumentos de música tem tomado o tempo que deveria ser
devotado à oração.”(Testimonies, vol. 1, págs. 496 e 497)
34. Descreva a atitude
dos anjos diante de um grupo de cristãos que cantam músicas e
canções frívolas?
“As coisas eternas
tem pouco peso para a juventude. Anjos de Deus choram quando
registram palavras e atos de professos cristãos. Adejam anjos em
torno de uma habitação além. Jovens estão ali reunidos; ouvem-se
sons de música em canto e instrumentos. Cristãos acham-se reunidos
nessa casa; mas que é que ouvis? Um cântico, uma frívola canção,
própria para um salão de baile. Vede, os puros anjos recolhem para
si a luz, e os que se acham naquela habitação são envolvidos pelas
trevas. Os anjos afastam-se da cena. Tem a tristeza no semblante.
Vede como choram! Isto vi eu repetidas vezes pelas fileiras dos
observadores do sábado, e especialmente em _____________.”
(Testimonies vol. 1, pág. 506)
35. O que é música
para muitos professos observadores do sábado?
“A música é o ídolo
adorado por muitos professos cristãos observadores do Sábado.
Satanás não faz objeções à música, uma vez que a possa tornar
um caminho de acesso à mente dos jovens (Ibid.)
36. Que tipo de música
não se harmoniza com o gosto de jovens cristãos professos?
“Jovens reúnem-se
para cantar e, se bem que cristãos professos, desonram
freqüentemente a Deus e sua fé por frívolas conversas e a escolha
que fazem da música. A música sagrada não está em harmonia com
seus gostos. Minha atenção foi dirigida aos positivos ensinos da
Palavra de Deus, que haviam sido passados por alto. No juízo todas
essas palavras da Inspiração hão de condenar os que não lhes
deram ouvidos.” (Ibid.)
37. O que produz as
diversões teatrais?
“Entre os mais
perigosos lugares de diversões, acha-se o teatro. Em vez de ser uma
escola de moralidade e virtude, como muitas vezes se pretende, é um
verdadeiro foco de imoralidade. Hábitos viciosos e propensões
pecaminosas são fortalecidos e confirmados por esses
entretenimentos. Canções baixas, expressões e atitudes licenciosos
depravam a imaginação e rebaixam a moralidade. Todo jovem que
costuma assistir a essa exibições se corromperá em seus
princípios. Não há em nosso país influência mais poderosa para
envenenar a imaginação, destruir as impressões religiosas e tirar
o gosto pelos prazeres tranqüilos e as realidades sóbrias da vida,
que as diversões teatrais. O amor a essas cenas aumenta a cada
condescendência, assim como o desejo de bebidas intoxicantes se
fortalece com seu uso. (CPPE., pág. 302)
38. Como Balaão
conseguiu trazer o desagrado de Deus sobre os Israelitas?
“…Aconselhou
Balaque a proclamar uma festa idólatra em honra a seus deuses, e
persuadiria os israelitas a assistirem-na de modo que se deleitassem
com a música, e então, as mais belas mulheres midianitas seduziriam
os israelitas levando-os a transgredir a lei de Deus e a se
corromperem e também influenciariam a sacrificar aos ídolos. Este
conselho satânico foi muito bem sucedido.” (Spiritual Gifts, vol.
4, pág. 49)
” Iludidos pela
música e dança, e seduzidos pela beleza das vestais gentílicas,
romperam sua fidelidade com Jeová (PP., pág. 479)
39. EGW. fala de música
secular aceitável cantada pelos músicos do navio onde se
encontrava. Que características possuíam?
“Por cerca de uma
hora a neblina não se dissipava e o sol não conseguia penetrá-la.
Os músicos (no navio),que deviam desembarcar naquele local,
entretinham os impacientes passageiros com música bem apresentada e
bem selecionada. Ela não feria os sentidos como na noite anterior,
mas era suave e realmente gratificante aos sentidos porque era
harmoniosa.” (Carta 6b, págs. 2 e 3 . Escrita ao desembarcar na
Nova Zelândia em Fevereiro de 1893)
40. A formação
musical do irmão “S”se adequava mais a quê?
“O irmão S possui
bom conhecimento musical, mas sua formação em música foi do tipo a
adequar-se mais ao palco do que ao solene culto de Deus (Manuscrito
5, 1874)
41. Qual a opinião de
EGW, sobre os movimentos corporais na música para o serviço
religioso?
“Movimentos corporais
são de pouco proveito. Tudo o que está ligado, de alguma forma, com
o serviço religioso deve ser digno, solene e impressivo….Pode-se
dizer o mesmo do canto. Assumis atitudes não dignas. Podes todo o
volume e potência de voz que podeis. Abafais os acordes mais suaves
e as notas de vozes mais harmoniosas que a vossa. Esse movimento
corporal e a voz alta e estridente não faz harmonia àqueles que
ouvem na terra e aos que ouvem no Céu (Ibid.)
42. Do que Deus não se
agrada em Ministros que professam ser representantes de culto? Por
quê?
“Deus não se agrada
quando ministros que professam ser representantes de Cristo,
representam-No tão mal como se fossem arremessar o corpo em atitudes
de representação, gesticulando de modo indigno e vulgar,
apresentando movimentos grosseiros e reles. Tudo isso diverte e
despertará a curiosidade daqueles que desejam ver coisas estranhas,
empolgantes e bizarras, mas não elevará a mente e o coração
daqueles que as testemunham.” (Ibid.)
43. O que não
apresenta o coro dos anjos? Por quê?
“O coro dos anjos não
apresenta notas estridentes e gesticulações. Seu canto não irrita
o ouvido. É suave e melodioso e flui sem o esforço que eu tenho
presenciado. Não é forçado e estridente exigindo exercícios
físicos(Ibid.)
44. Quando há
movimentos grosseiros durante o canto, o que ocorre com alguns?
“Alguns não
conseguem reprimir pensamentos não sagrados e sentimentos de
leviandade ao ver os movimentos grosseiros durante o canto.”
(Ibid.)
45. A exibição e
contorções do corpo, a aparência desagradável da melodia forçada
pareciam tão fora de lugar para onde? O que produziam?
“A exibição e
contorções do corpo, a aparência desagradável da melodia forçada
pareciam tão fora de lugar para a casa de Deus, tão cômicas, que
as solenes impressões produzidas nas mentes foram removidas. Os
pensamentos daqueles que crêem na verdade não permanecem tão
elevados como antes do canto.” (Ibid.)
46. Por que foi muito
difícil tratar com o irmão “S“?
“Tem sido muito
difícil lidar com o caso do irmão S.. Ele tem se portado como uma
criança indisciplinada e deseducada. Quando seus atos são
questionados, em vez de tomar a reprovação como uma bênção, ele
deixa que seus sentimentos o julguem melhor, torna-se desencorajado e
não faz nada. Se ele não puder fazer tudo como quiser, do seu modo,
não ajudará de modo nenhum (Ibid.)
47. Qual a origem da
música?
“A música é de
origem celeste. Há grande poder nela.” (Ibid.)
48. É suficiente
conhecer os rudimentos do canto? Por quê?
“Não é suficiente
conhecer os rudimentos do canto; porém, aliado ao conhecimento, deve
haver tal ligação com o Céu que anjos possam cantar através de
nós.” (Ibid.)
49. O irmão “S”
cantava na igreja mas seu canto em realidade era oferecido a quem?
“Tendes cantado mais
para os homens do que para Deus (Ibid.)
50. Qual era o árduo
trabalho do irmão “S”?
“Tem sido um árduo
trabalho para vós superar vossos hábitos naturais e viver uma vida
santa e abnegada.”(Ibid.)
Fonte: Música e Adoração
Postado originalmente em Adventismo em Foco