quinta-feira, 19 de abril de 2018

Batalha nas Redes: Templo Edificado por Homens


Em certo grupo de discussão fechado do Facebook, do qual participo, alguém postou esta imagem, questionando a validade da adoração cristã dentro de um templo físico, ou seja, disse que igreja física não é igreja (errado), que o que importa é onde as pessoas estão reunidas (certo). Veja o que respondi abaixo:

O mesmo irmão que tem discordando aqui sobre o dízimo, postou esta imagem, questionando também o conceito de templo, se Deus aceita ou não nossas reuniões ali. Compartilho aqui de forma mais aberta a resposta que dei, para que seja acessível e clara para todos.

Prezado irmão, primeiramente, quero lhe dizer que está lhe faltando confiar mais na Palavra do Senhor, pois ela não se contradiz. Todavia, você a está usando parcialmente, considerando algumas passagens, mas desconsiderando outras.

A Palavra de Deus não é para ser utilizada como um cardápio, no qual você escolhe aquilo de que quer se servir e despreza o resto. A Palavra do Senhor é para ser "comida" por inteiro, sem deixar passar "um til ou um i, até que tudo se cumpra", pois "passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar".

Isto é um princípio: a Palavra não se contradiz, ela pode possuir aparentes contradições que, na verdade, são resultado de nossa fata de estudo. Por isso, o Mestre nos disse "Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus" e "Meu povo perece por falta de entendimento".

Tendo dito isto, quero que se lembre do que eu lhe disse em outra oportunidade, sobre a igreja de hoje ser o templo de antes. Vou lhe mostrar algumas passagens que confirmam que Deus "de certa forma" (não de forma literal), habita, sim, no templo que construímos, tanto que ele o chama de "Minha Casa". Veja abaixo.

Assim como na terra, haverá (na verdade, já existe) um santuário (templo) no céu:

"Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no céu, e foi vista a arca da Aliança no seu santuário, e sobrevieram relâmpagos, vozes, trovões, terremoto e grande saraivada." (Apocalipse 11:19 ARA

https://bible.com/bible/1608/rev.11.19.ARA)

Aqui, o Senhor nos diz que Ele não pode habitar LITERALMENTE em edificação feita por mãos humanas, pois Ele não caberia, nem o céu inteiro O consegue conter:

"Assim diz o Senhor : O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis vós? E qual é o lugar do meu repouso?" (Isaías 66:1 ARA

https://bible.com/bible/1608/isa.66.1.ARA)

O Senhor promete a Salomão, em honra a Davi, seu pai, que o ajudaria e habitaria no meio deles, através do templo que Salomão estava construindo naquele exato momento, contanto que o rei guardasse os mandamentos:

"Quanto a esta casa que tu edificas, se andares nos meus estatutos, e executares os meus juízos, e guardares todos os meus mandamentos, andando neles, cumprirei para contigo a minha palavra, a qual falei a Davi, teu pai. E habitarei no meio dos filhos de Israel e não desampararei o meu povo." (1Reis 6:12‭-‬13 ARA

https://bible.com/bible/1608/1ki.6.12-13.ARA)

Ao concluir a construção do templo, Salomão fez uma grande cerimônia e fez subir para dentro do templo o maior símbolo da presença de Deus no meio deles, a arca da aliança, a qual continha o cajado de Arão, que floresceu, símbolo da liderança de Deus, o Maná, símbolo da providência divina, e as tábuas dos dez mandamentos, símbolo da autoridade do Senhor. Feito isto, Deus "manifestou Sua presença" através de uma nuvem de fumaça. Veja, Ele Se manifestou, não entrou literalmente no templo, porque isso não seria possível:

"Congregou Salomão os anciãos de Israel, todos os cabeças das tribos, os príncipes das famílias dos israelitas, diante de si em Jerusalém, para fazerem subir a arca da Aliança do Senhor da Cidade de Davi, que é Sião, para o templo. Puseram os sacerdotes a arca da Aliança do Senhor no seu lugar, no santuário mais interior do templo, no Santo dos Santos, debaixo das asas dos querubins. Tendo os sacerdotes saído do santuário, uma nuvem encheu a Casa do Senhor , de tal sorte que os sacerdotes não puderam permanecer ali, para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a Casa do Senhor." (1Reis 8:1‭, ‬6‭-‬6‭, ‬10‭-‬11 ARA

https://bible.com/bible/1608/1ki.8.1-11.ARA)

Lembra do princípio de harmonização dos textos bíblicos de que lhe falei acima? Pois é, a própria Palavra se explica e não precisa de nenhum homem para fazê-lo, pois, como diz o ditado, "para um bom entendedor, meia palavra basta". Deus não habitaria no templo literalmente, mas "se faria presente ali", estando atento ininterruptamente a tudo o que fosse feito naquele lugar, principalmente, as orações. Ou seja, é como se Deus estivesse de fato presente, pois, apesar, de não estar, os efeitos seriam os mesmos de como estivesse:

"Mas, de fato, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei. Atenta, pois, para a oração de teu servo e para a sua súplica, ó Senhor , meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que faz, hoje, o teu servo diante de ti. Para que os teus olhos estejam abertos noite e dia sobre esta casa, sobre este lugar, do qual disseste: O meu nome estará ali; para ouvires a oração que o teu servo fizer neste lugar. Ouve, pois, a súplica do teu servo e do teu povo de Israel, quando orarem neste lugar; ouve no céu, lugar da tua habitação; ouve e perdoa." (1Reis 8:27‭-‬30 ARA

https://bible.com/bible/1608/1ki.8.27-30.ARA)

O Senhor confirma a Salomão que Se faria presente, atendendo às súplicas dele e do povo continuamente:

"Sucedeu, pois, que, tendo acabado Salomão de edificar a Casa do Senhor , e a casa do rei, e tudo o que tinha desejado e designara fazer, o Senhor tornou a aparecer-lhe, como lhe tinha aparecido em Gibeão,  e o Senhor lhe disse: Ouvi a tua oração e a tua súplica que fizeste perante mim; santifiquei a casa que edificaste, a fim de pôr ali o meu nome para sempre; os meus olhos e o meu coração estarão ali todos os dias." (1Reis 9:1‭-‬3 ARA

https://bible.com/bible/1608/1ki.9.1-3.ARA)

Por isso, querido irmão, está claro que o problema está em não aceitar que a Palavra é um todo, que ela não se contradiz e que precisamos harmonizar seus textos, a fim de que nós mesmos não façamos confusão, tirando conclusões precipitadas, afetando até a compreensão de outras doutrinas, acabando por conduzir nosso próximo ao erro e nos tornando condenáveis perante o Senhor.

Deus realmente não habita em templos feitos por mãos humanas, pois Ele próprio já fez um templo para Si, que somos nós mesmos, Seus filhos. Todavia, Ele sempre foi e é profundamente interessado em ser alvo do nosso amor, da nossa adoração e, justamente por isso, não desprezou a intenção humana de construir um templo físico. Ele valorizou isso, não desprezou. Na verdade, passou a chamar este lugar de "Minha Casa" ou "Casa de Oração", transformando-o em objeto de Seu profundo amor e atenção e ai daqueles que atentam contra isso.

O templo possui uma função, assim como uma fogueira: nos manter aquecidos e esclarecidos, para não enveredarmos em caminhos obscuros.

Que Deus nos abençoe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...