quarta-feira, 23 de março de 2011

Solidão Profética


Por Ariovaldo Jr.

Profetas tendem a serem pessoas solitárias. Simplesmente por que não é fácil compartilhar visões com aqueles que procuram razões onde elas não existem. Como se todo visionário tivesse um plano detalhado de como trazer à realidade tudo aquilo que sonhou.

Em um mundo de incertezas, o profeta é dominado pela convicção. No meio à miopia generalizada, discerne o que apenas para si é óbvio. Uma pena que discernir é uma coisa… explicar a outros é outra completamente diferente.

Um aspecto importante dos profetas é que possuem a tendência a machucarem pessoas. Seja por intermédio de suas palavras ou da tendência quase suicida comum a todos eles. Dar a vida por algo que ninguém compreende é coisa de gente obstinada. Nem mesmo o próprio Cristo, o auge histórico da misericórdia na humanidade, foi capaz de poupar sua própria família. Sua mãe e irmãos tiveram que padecer o mesmo que todos os demais meros mortais em qualquer favela brasileira. Tiveram que suportar a dura realidade de perder um filho/irmão para a violência gratuíta. Portanto, faça as contas. Pra ser uma voz profética, terá que entristecer aqueles que ama.

Sempre houve uma categoria safada, composta por aqueles que adoram serem chamados de profetas. Mas a palavra que representa melhor a estes é “pilantras”. Dizem palavras genéricas e direcionadas aos ouvidos daqueles que as procuram. São como cacos de vidro enroladas em carne fresca, jogadas aos cães para que morram logo.

O apóstolo Paulo diz que bom seria que todos profetizássemos. Será que ele tomou demais do remédio que indicou a Timóteo para curar seus problemas estomacais ou simplesmente acreditava que amar é morrer e às vezes machucar pessoas, se necessário.

Se pretende escolher o caminho dos profetas para si, faça as contas antes. Por que alguns caminhos não tem volta.

[Grifos meus]

Fonte secundária: Pão&Vinho. Fonte: Ariovaldo Jr.

Nota: Hoje muito é ensinado aos cristãos sobre como falar, ter cuidado no falar, para não machucar os corações. O que dizer de um coração orgulhoso? É muito fácil machucar um coração que é assim. Se nos é dito para poupar os corações, como os corações orgulhosos serão curados? Ora, orgulho, segundo a Palavra, é pecado. Sei que muitos líderes têm uma resposta eufêmica para isso. Mas qual seria a resposta do Verdadeiro Exemplo, Jesus? Ele sabia dosar piedade e justiça nos Seus conselhos e repreensões. Poupou o coração de Pedro quando o chamou de Satanás? Poupou Seus próprios líderes judeus quando os chamou de sepulcros caiados? Poupou sua mãe e seus irmãos quando disse que Sua verdadeira família são aqueles que ouvem e fazem a vontade do Pai? Precisamos refletir sobre as ações de nossos líderes hoje. Temos verdadeiros cristãos profetizando verdade aos líderes. Mas estes ignoram. Conhecem a vida dos profetas, do Mestre, e sabem que foram pessoas "controversas", polêmicas. E assim também acusam os fiéis à Palavra hoje. Interessante o texto acima que diz que o profeta é obstinado. Mas para os líderes, obstinação é uma palavra onde eles não conseguem encontram nenhum significado positivo, quando isso implica em renúncia ao seu próprio orgulho. Esses líderes preferem estar nos púlpitos pregando sermões repetitivos, discursos genéricos que satisfazem o que o povo quer ouvir, que dizem ser cristocêntricos, mas neles não há transformação eficaz, lembrando que pregar Jesus Cristo é sinônimo de pregar transformação prática. Principalmente hoje, quando muito se fala em REAVIVAMENTO E REFORMA, creio que a principal reforma que deve ocorrer na Igreja é parar de poupar os líderes superficiais, quantitativos, que falam muito e pouco fazem NA VIDA PRÁTICA DAS OVELHAS. Parar de tentar tapar o sol com a peneira, ocultando dos membros os escândalos. A Igreja julga necessário esse ocultamento por temer um êxodo de membros. Mas reflita sobre isso: o que produz mais frutos para o Senhor: uma gireja com 10 membros que adoram em espírito e em verdade ou aquela com 100 membros que acham que frequentar uma igreja é frequentar um clube social? Será que os líderes estão seguindo o caminho certo, ao assim proceder e ensinar? Onde fica a importância da preservação da doutrina, da verdade? [CláudioCMSJ]
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...